sexta-feira, 7 de maio de 2010

Minha vida com BJDS - Algumas dicas na hora de comprar!

Textinho básico da Wikipedia sobre BJDs:
ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls) são bonecos feitos de resina, com articulações esféricas presas com elásticos, por isso é possível colocá-los em várias poses. São bastante customizáveis, visto que se podem trocar as roupas, perucas (cabelos), olhos, sapatos e inclusive mãos e pés. Seus olhos podem ser de vidro, acrílico ou silicone e variam em tamanho de 6 mm a 22 mm de diâmetro (os mais usados são de 14 mm a 18 mm). Os cabelos podem ser de fibra sintética (fiber) ou de pelúcia sintética (fur, também conhecido por “mohair”). Pelo fato de haver dolls de sexos masculino e feminino, é mais correto se dizer “os dolls” ou “os [A]BJDs”, exceto se estiver se referindo a uma doll feminina. Os dolls podem ter diferentes tons de pele, podendo ser desde normais (normal), brancos (white) ou morenos (tanned) até cores como roxo, azul, verde ou cinza, em edições especiais de certas lojas.
Se quiser ler o texto completo acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ball-jointed_doll

Volks SD16 Olivia Morgan - Super Ultra Hiper Limitada - http://www.volksusa.com/

Fora isso tudo, vale falar que a paixão de qualquer pessoa por dolls é uma coisa inexplicável, quando você menos espera você é fisgado de uma forma inusitada.
A primeira vez que vi um foi fazendo uma pesquisa de imagens no Deviantart, um site que reúne vários fotógrafos, designers e seus trabalhos, estava eu passando as paginas quando me deparei com uma foto incrível de um BJD menina com um vestidinho estilo Lolita sentada em uma poltrona, não me lembro mais do modelo, aquilo bastou para começar meu calvário.
Lendo o texto que estava escrito na foto eu descobri que se trava de um BJD, a partir dali fui direto ao Google fazer uma pesquisa sobre o assunto e descobri varias lojas e forums especializados no assunto, descobri também que o preço era completamente inacessível. Um balde de agua fria se joga sobre minha cabeça, se vocês pensam que eu desisti vocês estão muito enganados, dei meus pulos e arrumei o dinheiro pra comprar meu primeiro BJD.
Começa então uma nova empreitada, encontrar o modelo perfeito, porque se você vai gastar tanto dinheiro com uma coisa é bom que essa coisa seja a melhor, por isso estou dividindo essa experiência com vocês, porque na época eu tive muita dificuldade de encontrar textos sobre o processo de compra.

Zenith girl Shiva da Soul Doll - Limitada - http://www.souldoll.com/

Meu conselho principal a vocês é encontrar um fórum sobre o assunto, porque nesse local você vai encontrar pessoas que já passaram pela experiência e outras que ainda vão passar, compartilhar duvidas e idéias, aqui no Brasil o melhor lugar é o http://www.resinheaven.com.br/ , RH para os íntimos, se você fala inglês tambem tem um lugar ótimo que é o www.denofangels.com/forums , DOA para os íntimos, no DOA as inscrições são por períodos limitados, as vezes é preciso esperar um novo período de inscrição pra fazer parte. Nos forums além de encontrar e discutir você tem disponível uma lista com todas as lojas que vendem BJDs na internet, essa lista vai ser uma otima ferramenta pra sua busca por um modelo, eu já tinha em mente o estilo de rosto que eu queria, sabia também que queria um doll com bastante mobilidade, comecei então a busca pelo HEAD MOLD perfeito, o que nem sempre combina com o corpo que você quer, eu queria unir as duas coisas, muito indicado pra iniciantes, colecionadores mais avançados costumam em alguns casos criar dolls HIBRIDOS, cabeça de uma fabrica e corpo de outra, mas isso é um jogo perigoso porque nem sempre a cor da resina é a mesma e o encaixe da cabeça também pode variar de tamanho. Como eu queria um corpo com bastante mobilidade algumas fabricas foram descartadas da minha busca, porque algumas delas não usam juntas duplas em suas esculturas, as juntas duplas são importantes para algumas posições, sem elas é impossível o doll posar com a mão no rosto, cruzando as pernas, sentado de joelhos e outras.

Esse é um bom exemplo de mobilidade - A modelo é uma Jade da Spirit Doll ela não é limitada. http://www.spiritdoll.net/

No meu caso a paixão foi por um modelo limitado, um doll que tinha todas as características que eu queria porem era limitado em 45 peças no primeiro lote. Dolls limitados são mais caros por razões diferentes, alguns são considerados limitados apenas por ter uma roupa e acessórios criados exclusivamente para aquele modelo, outros, em um caso mais raro, tem a escultura exclusiva para aquele modelo, não se deve confundir limitado com OAAK (one of a kind), esses são únicos, só existe um.
O doll que você for adquirir deve ser aquele que te encantou de primeira, não importa o preço, você vai saber que deve ser ele pois ele não vai sair da sua cabeça.

JUDITH FROST ANNETTE Limited - LUTS - http://www.eluts.com/

Escolhi então meu doll, dai surge mais um problema, como comprar?
Para comprar um doll você tem que ter um cartão internacional, o que eu não tinha na época, então pedi um emprestado, depois de comprado você vai entrar na agonizante espera, afinal um doll é feito pra você sob encomenda, e o processo demora em torno de 40 dias pra terminar. Você pode usar os forums como válvula de escape, todos eles tem salas de espera para cada fabrica, no meu caso eu fiquei conversando na sala da Iplehouse, ali encontrei outros que também estavam esperando e isso diminui a angustia.

Essas são as Cherie Bunny girls da Iplehouse e entre elas Chase Magician do mesmo fabricante, esses são dolls limitados. http://www.iplehouse.net/

Depois de pronto, seu doll vai ser enviado por correio, na grande maioria das vezes usando os serviços de EMS, esse é o tipo de encomenda mais confiável pra dolls, quando ele chegar ao Brasil ele vai ser encaminhado para a alfandega que tem autorização para abrir tudo que chega ao nosso país, a taxa de importação do Brasil é uma das mais altas do mundo, 60% do valor original da mercadoria. Existem algumas leis alfandegarias q se fossem seguidas evitariam as nossas taxas, mas como tudo no Brasil essa lei fica só no papel, essa lei resa que só pode ser taxado se existir similar no país. No Brasil existem bonecos e bonecas pra todos os gostos, mas não produzidos em resina, com assinatura de um escultor, com os tamanhos oferecidos pelos BJDs e nem customizáveis a esse ponto, então, não deveríamos ser taxados. Nos EUA, não é cobrado nenhuma taxa de importação sobre brinquedos.
Quando Mikhaela chegou levei uma facada do tamanho do mundo, mas eu havia separado o dinheiro p isso porque eu sabia q isso poderia acontecer.
Bom, você vai passar por tudo isso tambem e depois ainda vai fazer de novo, porque isso vicia!

4 comentários:

  1. TÁ FICANDO ÓTIMO... CONTINUE ASSIM... SÓ QUE... BEM QUE VOCÊ PODIA VIR DORMIR MAIS CEDO...RSRSRS...TE AMOOO!

    ResponderExcluir
  2. oie, eu adorei seu blog!
    eu estou querendo comprar minha primeira BJD na luts (essa aqui: http://eluts.com/shop/step1.php?number=37 ), e eu queria umas instruções + detalhadas, sabe? eu não quero errar em nada, pq no fim das contas vai ser a minha primeira neah!
    se vc me ajudar eu agradeço muito.
    meu msn: lolmoon36@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me adiciona no Facebook, posso tirar suas duvidas por lá.

      Excluir
  3. Eu queria comprar um bjd, gostaria de saber se tem alguma loja nacional ou que venda em real?
    (Achei uma loja confiável e estou pensando em comprar lá, mas uma que vendesse por real seria melhor)

    ResponderExcluir